segunda-feira, 19 de outubro de 2009

TDA-H

Resolvi falar um pouco sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois recebi no dia 14 de outubro um aluno com tal transtorno.
Meu aluno segundo informações médicas nasceu com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A mãe foi acometida durante a gravidez pelo "citomegalovírus", o que causou um crescimento do lado direito do cérebro e consequentemente o TDA-H.
Já havia lido alguns artigos sobre o assunto que dizia que o TDA-H é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas. Que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida.E PELO VISTO, TAMBÉM ACONTECE DEVIDO A SEQUELAS DE ALGUMAS DOENÇAS.É MULTIFATORIAL.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Os critérios para se identificar a pessoa com déficit de atenção e hiperatividade são:
_ padrão persisitente de desatenção e ou hiperatividade.
_ os sintomas devem ter estado presentes antes dos 7 anos.
_ algum prejuízo devido aos sintomas deve estar presente em no mínimo dois contextos ( casa, escola ou trabalho ).
_ a perturbação não ocorre durante um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento e não é melhor explicado por outro transtorno mental.
_ há evidências de interferências no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
Os tipos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade são: a desatenção, a hiperatividade-impulsiva.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Continuando a realização de Projetos...






Portanto, o Projeto atingiu toda a escola. E os trabalhos foram desenvolvidos em todas as séries.
Os alunos participaram ativamente das atividades.
Eis algumas fotos que demonstram o trabalho realizado:

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Realização de Projetos

Respondendo a solicitação me dirigida quanto a realização de projetos em minha sala de aula quero ressaltar que coordeno alguns projetos na escola.
O mais recente foi o projeto referente ao Folclore.
Em primeira instância eu e minhas colegas de trabalho realizamos uma reunião para definirmos o que e como trabalharíamos o tema referente ao Folclore.
Distribuímos por turmas e por séries os assuntos a serem tratados. Todas turmas ficaram encarregadas de trabalhar as lendas referentes ao Folclore Brasileiro. Para o desenvolvimento de tal atividade foi estipulado um cronograma de horários para que fosse passado filmes referentes as lendas.
Estipulamos uma data, estratégias e procedimentos para a culminância do projeto que seria em uma exposição de trabalhos e uma caminhada pela comunidade.
As turmas de 5ª a 8ª série ficaram encarregadas de confeccionar faixas com dizeres referentes ao tema em questão.
As quartas séries ficaram encarregadas de confeccionar fantasias, cartazes sobre os provérbios, parlendas e ditos brasileiros.
As terceiras séries ficaram encarregadas de construir maquetes.
As segundas séries, fantoches e bonecos.
As primeiras séries desenhos e construção de máscaras.
E a pré-escola encarregada de apresentações.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Projeto

"Projeto é uma modalidade de articulação dos conhecimentos. é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem.Tem como função propiciar a elaboração de estratégias de organização de conhecimentos em relação ao tratamento da informação, e relação entre os diferentes temas em torno de problemas ou hipóteses que facilitem a construção do conhecimento, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio."