terça-feira, 24 de novembro de 2009

Consciência Fonológica

Segundo as leituras realizadas compreendi que "Consciência Fonológica" é a capacidade de compreender a "estrutura sonora de palavras" ou de parte de palavras. Para Lilian Nascimento, fonoaudióloga e doutoranda em Educação pela Unicamp, a consciência de que a língua oral pode ser segmentada em unidades. A frase se divide em unidades, estas em sílabas e as sílabas em fonemas e a compreensão de que essas unidades se repetem em diferentes palavras faladas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Tema gerador

Tema gerador é um suporte, uma fonte a cerca das idéias e propostas pedagógicas.
É através do tema gerador que explicitamos e discutimos os pressupostos, os objetivos, os conteúdos e as estratégias pedagógicas.
O tema gerador norteia um trabalho crítico, criativo e formativo. Nos conduz à discussaõ de desafios, buscando respostas mediadas pela ação pedagógica. E também, nos leva as múltiplas vozes dos cidadãos e aos acontecimentos no cotidiano. Ampliam as fontes, renovam e dinamizam a prática de ensino possibilitando um confronto de diferentes visões no cultivo de uma postura reflexiva.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ossos do Ofício?

É, não sei se podemos dizer que os obstáculos que enfrentamos durante o processo de desenvolvimento de nossas atividades docentes não são "ossos do ofício".
Ultimamente tenho enfrentado com agrura o meu fazer docente, porém, ao mesmo tempo algo em meu interior incita a minha estima e faz com que eu enfrente tais dificuldades com esmêro e busque indicadores necessários para que eu consiga desempenhar o trabalho que me foi destinado.
O aluno que recebi há alguns dias trás um "rótulo" junto a si como um estigma que faz com que eu busque novas informações e não canse de procurar saber mais e mais em relação ao seu comportamento. Chego a compará-lo a um "tema gerador". Ele incita a minha mente a pesquisar, a procurar respostas ao que lhe foi intitulado, isto é, a saber o que é Citomegalovirose, quais suas causas, quais suas consequências. Sigo a procura em meio de dúvidas e certezas, mas tentarei encontrar uma resposta para poder melhor trabalhar e desenvolver suas potencialidades.