domingo, 13 de junho de 2010

Alguns modelos de Pareceres Descritivos

Em virtude das reflexões realizadas quanto ao desenvolvimento das aprendizagens dos alunos neste trimestre e durante o estágio, considero importante postar alguns exemplos de Pareceres Descritivos entregues aos pais.
E.M.E.F. NOSSA SENHORA APARECIDA
Currículo por Atividades
PARECER DESCRITIVO
Iº Trimestre/2010

Data: 11/06/2010
Nome do Aluno: Antônio Augusto Lemos Alves Nº 01 Turma: 910
Professora: Luiza Amélia Marcico Chiavaro

O aluno Antônio mesmo com a lesão cerebral que o acomete, dentro de suas potencialidades tem demonstrado avanços significativos em sua aprendizagem e em sua conduta. Tem conseguido manter uma concentração na realização das atividades. Apresenta domínio do lápis e do papel. Une os movimentos com o mundo que o rodeia. Percebe o espaço que está ao seu redor e o representa obedecendo. Identifica e reconhece todas as cores e tonalidades. Fazendo o uso conforme aquilo que visualiza. Progrediu no desenvolvimento do grafismo infantil. Nas expressões plásticas encontra-se na 4ª etapa das garatujas, a fase do realismo visual. Preocupa-se com os detalhes. Em seus desenhos já aparecem as linhas de base (o solo e o céu) e seus traços gráficos tem forma. Obedece aos limites ao recortar ou ao colorir. Faz uso adequado na dosagem da cola.
Seus pensamentos são imaginários. Cada dia chega com uma história diferente. Vivenciando sua imaginação. Fala sem parar o mesmo assunto deixando os colegas apreensivos, porém, aparenta estar entendendo o que é real e o que é imaginário, pois algumas vezes faz a citação: “É brincadeirinha né, prô? Ou, não fica triste! Eu estou brincando.”
Já se identifica, usando o pronome “EU”, pois antes fazia referências a si, na terceira pessoa. (Dizia: O Antônio...)
Consegue copiar palavras, porém, às vezes esquece algumas letras. Reconhece as letras que compõe o seu nome. Tenta escrevê-lo, porém, escreve as letras desordenadamente com exceção das letras inicial e final. E quando o faz, identifica e reconhece a letra inicial e final e ressalta na escrita a letra “o” com o acento circunflexo. Soletra as vogais, reconhece e identifica as letras a, i e o. Faz a contagem até dez e a contagem regressiva a partir do quatro sem dificuldade, porém, não estabelece a relação número/numeral.
Em certos momentos interage com os colegas, participando dos diálogos com coerência em seus questionamentos e respostas. Está mais integrado a turma e mais calmo. Realiza e conclui as atividades, apesar de em primeiro momento, na maioria das vezes, se negar a fazê-las.
Aparenta estar desenvolvendo sua mobilidade, isto é, seu caminhar melhorou razoavelmente. Mantém seu corpo mais ereto, porém, ainda tem muito a melhorar. Já sobe ou desce no mínimo quatro degraus de uma escada sem auxílio.
Demonstra conhecimento quanto à noção de espaço, grandeza e forma.
Siga em frente, você é capaz.
Espero que continue progredindo.


Nome do Aluno: Lucas Alexandre Sena Mendes Nº 08 Turma: 910

O aluno Lucas é assíduo e pontual. Relaciona-se razoavelmente com os colegas, com a professora, com os funcionários e demais membros da comunidade escolar, pois muitas vezes quando alguém lhe dirige a palavra ele demonstra atitudes de desrespeito. Reconhece as pessoas que compõem a sua família.
Participa de jogos, brincadeiras e das atividades desenvolvidas, porém, não tem controle emocional. Ouve as histórias com atenção e as interpreta com exatidão. Articula corretamente as palavras. Relata com clareza os acontecimentos. Demonstra conhecimento quanto à noção de espaço, grandeza e forma. Classifica e identifica objetos quanto à forma, tamanho, posição e cor. Tem ótima discriminação visual auditiva, gustativa e olfativa. Possui noção de tempo. Tem controle motor. Une os movimentos com o mundo que o rodeia. Movimenta-se com destreza e equilíbrio. Reproduz movimentos. Percebe o espaço que está ao seu redor e o representa. Identifica e reconhece todas as cores e tonalidades fazendo o uso conforme aquilo que visualiza. Colore obedecendo aos limites. Obedece aos limites ao recortar. Cola papéis variados, porém, não sabe dosar a quantidade de cola adequadamente. Apresenta domínio do lápis e do papel. Progrediu no desenvolvimento do grafismo infantil. Seus traços gráficos tem forma. Nos registros gráficos expressa as linhas de base. Nas expressões plásticas encontra-se na 4ª etapa das garatujas, a fase do realismo visual. Preocupa-se com os detalhes. Copia palavras da lousa. Reconhece as letras que compõe o seu nome. Soletra o alfabeto e em especial as vogais, reconhecendo e as identificando. Reconhece e identifica as consoantes, a letra inicial e final das palavras. Identifica a escrita de seu nome e de alguns colegas. Reconhece os diversos tipos de texto. Estabelece a relação número/numeral e realiza a contagem até cem. Reconhece e identifica os numerais até cem. Já percebe que não basta apenas uma letra para representar o segmento sonoro da palavra e estabelece a relação grafofônica de algumas grafias. Portanto, encontra-se em nível silábico-alfabético.
Participa dos diálogos. Interage com os colegas e quando está calmo, auxilia àqueles que demonstram necessidade. Mantém um diálogo, porém, não procura atender as regras de convívio social. Em alguns momentos é necessário que seja alertado em virtude de sua conduta por estar perturbando o desenvolvimento das atividades, pela sua agressividade com os colegas e ou professora e também, para que zele pelo seu material.
Durante o trimestre apresentou um bom crescimento e atingiu satisfatoriamente os objetivos propostos.
Espero que continue progredindo.


Nome do Aluno: Mylene Carolina Rodrigues da Rocha Nº 09 Turma: 910

A aluna Mylene é assídua, pontual, caprichosa e organizada. Relaciona-se bem com os colegas, com a professora, com os funcionários e demais membros da comunidade escolar. Reconhece as pessoas que compõem a sua família.
Participa com interesse de jogos, brincadeiras e de todas as atividades desenvolvidas. Ouve as histórias com atenção e as interpreta com exatidão. Articula corretamente as palavras. Relata com clareza os acontecimentos. Demonstra conhecimento quanto à noção de espaço, grandeza e forma. Classifica e identifica objetos quanto à forma, tamanho, posição e cor. Tem ótima discriminação visual auditiva, gustativa e olfativa. Possui noção de tempo. Tem controle motor. Une os movimentos com o mundo que a rodeia. Movimenta-se com destreza e equilíbrio. Reproduz movimentos. Percebe o espaço que está ao seu redor e o representa. Identifica e reconhece todas as cores e tonalidades fazendo o uso conforme aquilo que visualiza. Colore obedecendo aos limites e cobre toda a superfície. Obedece aos limites ao recortar. Cola papéis variados. Sabe dosar a quantidade de cola adequadamente. Apresenta domínio do lápis e do papel. Progrediu no desenvolvimento do grafismo infantil. Seus traços gráficos tem forma. Nos registros gráficos, já expressa as linhas de base quando considera necessário. Nas expressões plásticas encontra-se na 4ª etapa das garatujas, a fase do realismo visual. Preocupa-se com os detalhes. Em seus desenhos já aparecem a linha de base (o solo e o céu) e as formas. Copia palavras da lousa. Reconhece as letras que compõe o seu nome. Soletra o alfabeto e em especial as vogais, reconhecendo e as identificando. Reconhece e identifica as consoantes, a letra inicial e final das palavras. Identifica a escrita de seu nome e dos colegas. Reconhece os diversos tipos de texto. Estabelece a relação número/numeral e realiza a contagem até dez. Reconhece e identifica os numerais até dez.
Já percebe que não basta apenas uma letra para representar o segmento sonoro da palavra e estabelece a relação grafofônica de algumas grafias. Portanto, encontra-se em nível silábico-alfabético.
Participa dos diálogos com coerência em seus questionamentos e respostas. Interage com os colegas. Auxilia àqueles que demonstram necessidade. Mantém um diálogo procurando sempre atender as regras de convívio social.
Durante o trimestre apresentou um ótimo crescimento e atingiu plenamente os objetivos propostos.
Espero que continue progredindo.
Parabéns!


Nome do Aluno: Ana Vitória da Silva Nº 16 Turma: 910

A aluna Ana Vitória relaciona-se razoavelmente com os colegas, com a professora, com os funcionários e demais membros da comunidade escolar. Deixa a desejar quanto a sua conduta. Reconhece as pessoas que compõem a sua família. Participa de jogos, brincadeiras e das atividades desenvolvidas. Ouve as histórias com atenção e as interpreta. Relata os acontecimentos. Tem controle motor. Une os movimentos com o mundo que a rodeia. Movimenta-se com destreza e equilíbrio. Reproduz movimentos. Colore obedecendo aos limites. Obedece aos limites ao recortar. Cola papéis variados, porém, não sabe dosar a quantidade de cola. Apresenta domínio do lápis e do papel. Progrediu no desenvolvimento do grafismo infantil. Reconhece e identifica as vogais. Copia palavras da lousa. Reconhece as letras que compõe o seu nome. Identifica a escrita de seu nome. Realiza a contagem até dez. Participa dos diálogos. Interage com os colegas.
Durante o trimestre apresentou um razoável crescimento e atingiu parcialmente os objetivos propostos.
Solicito um acompanhamento com o Serviço de Orientação Escolar em virtude de sua conduta.
Espero que continue progredindo.
............................. Professora

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Muito bem Luiza!
E para você, quais os aspectos mais significativos nesses pareceres? O que você observou em suas avaliações?

Abraços

Portfólio de Aprendizagens - EIXO V disse...

Observei que ao visualizar os Pareceres no geral, tenho uma visão do desenvolvimento da turma e percebo os pormenores de dificuldades encontradas pelos alunos, além de verificar o perfil de cada um.
Abraços, Luiza