quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aprendizagens

As interdisciplinas desenvolvidas nos eixos um, dois e três no transcorrer do curso aclararam os meus conceitos e contribuíram para que eu entendesse melhor as contribuições no desenvolvimento de determinadas atividades.
As atividades incitaram-me a revitalizar alguns conceitos em relação a metodologias dinâmicas e criativas, a busca de subsídios, liames, socialização, marcas indeléveis que caracterizam a criança e a eqüidade de direitos. Também incitaram-me a tecer reflexões sobre o meu trabalho docente e daqueles que me rodeiam, sobre a hegemonia da classe trabalhadora e sobre as desigualdades educativas garantindo a amplitude de uma gama de saberes essenciais para uma equânime qualidade de vida, perquirindo alternativas nas mais auspiciosas inovações. Algumas vezes, tive a impressão de que não interessa o que penso ou o que entendi, mas sim o que os autores pretenderam expressar e que isto deve ser aceito e seguido por mim, pois eles é que são os corretos.
Percebi que o texto que trata sobre as idéias de Durkheim quanto à educação e a sociedade, trabahados no eixo I, na disciplina Escola, cultura e sociedade – abordagem sociocultural e antropológica podem nos auxiliar a compreender a sociedade e a educação, pois nos fazem refletir quanto as influências que sofremos e as ações que as gerações exercem sobre o indivíduo em desenvolvimento.

sábado, 18 de setembro de 2010

Ações

Postagem referente a 3ª semana/semestre 2
Ações
Imbuída de ações que apresentassem significados aos estudos que me propus a realizar, busquei informações através de leituras sugeridas e pesquisadas. Fiz observações em relação aos alunos que apresentam falhas significativas na aprendizagem, crianças diferentes das chamadas comuns e ou normais, crianças marginalizadas e ou rejeitadas. Crianças com comportamentos atingidos por limitações organizacionais, crianças psicóticas, deficientes físicos e ou deficientes sensoriais. Crianças com condutas típicas de síndromes neurológicas, psiquiatras ou de quadros psicológicos graves e altas habilidades/superdotação. Realizei entrevista com os responsáveis. Busquei recursos para um melhor desenvolvimento das atividades. Busquei auxilio junto a especialistas. Solicitei avaliações especializadas. E preocupada com a grande demanda na escola regular de crianças que apresentam desvantagens sociais, incapacidades, limitações e consequentemente necessidades especiais de atendimento para desenvolver suas potencialidades, refleti e me propus a pensar e tentar contribuir com as crianças para desenvolver a construção de novos conhecimentos e superar seus limites intelectuais para procurar entender a Inclusão.

Tema do TCC

Postagem referente a 2ª semana/ do semestre 2
A escolha do tema a ser desenvolvido no TCC foi realizada a fim de suprir as necessidades que se apresentaram no desenrolar da caminhada que transcorri até este momento. Procurei encontrar um tema que atendesse e contemplasse minhas expectativas e que esclarecesse asa duvidas e os anseios que afloraram durante os trabalhos no transcorrer do curso. A princípio pensei em focar minhas pesquisas nos Transtornos Globais do Desenvolvimento por ter um aluno hiperativo, outro com deficiência mental, outro com descontrole emocional e possessivo, além de outros doze, porém, cada um com suas peculiaridades. Todos estes em uma mesma turma. Faço tal ressalva, por exercer minhas funções profissionais em um regime de 40h semanais. Entretanto, durante a caminhada deste semestre recebi uma aluna com Baixa Visão em alto grau, sendo necessário que eu realize estudos referentes a tal necessidade peculiar e especial. Em virtude dos recentes acontecimentos e das propostas que me foram intencionadas, tomarei como norte aos estudos para a realização do Trabalho de Conclusão do Curso temas referentes à Inclusão.

TCC

Postagem referente a 1ªsemana/semestre2

TCC

TCC aqui tratado é a abreviatura do termo Trabalho de Conclusão de Curso. O referido trabalho consiste em um relato e em uma análise aprofundada de experiências. É baseado nas práticas pedagógicas que foram desenvolvidas nas escolas no período do estágio obrigatório. É o produto de comentários, ponderações e observações que integram a edificação dos princípios ou de opiniões sistematizadas e as práticas adquiridas e que foram construídas no transcorrer do curso diante de inovações de doutrinas e ou métodos que propiciaram objetivos práticos realizados durante a prática de aprendizado de especialização.
Conforme as orientações recebidas a elaboração do TCC deve partir de questões que instiguem a hesitação ou a perplexidade e que incitem um conflito afetivo que atinge o equilíbrio psicológico e das diligências tomadas para entendê-las. O assunto desenvolvido no TCC deve estar relacionado às seguintes indicações sugeridas:
“a) papel/atuação do professor: possíveis mudanças nas concepções em função do seu trabalho realizado no estágio; formas de atuação dos professores frente ao trabalho selecionado para o estágio;
b) desenvolvimento cognitivo dos alunos: possíveis influências das práticas pedagógicas do estagiário nos avanços da construção da autonomia, da colaboração e aprendizagem dos alunos em sala de aula e/ou nos ambientes informatizados;
c) práticas pedagógicas e tratamento dos conteúdos: formas de tratamento dos conteúdos que emergem das arquiteturas pedagógicas no estágio, possíveis mudanças – flexibilizações, integrações que buscam superar a fragmentação das disciplinas – nas concepções em função das interações com os alunos, articulações teoria-prática e reflexões durante a realizado no estágio, etc.;
d) uso das tecnologias e mídias: possíveis mudanças na compreensão e formas de uso das tecnologias no contexto das arquiteturas pedagógicas e trabalhos propostos no estágio – fomento do trabalho interativo, de autoria, a busca de diferentes fontes de informação, de mídias diversificadas e suas repercussões na aprendizagem dos alunos;
e) organização institucional – possíveis mudanças no planejamento e organização dos tempos e espaços de aprendizagem, a gestão do trabalho com arquiteturas pedagógicas.” ( pbworks.com/Espaço do TCC/ Guia do TCC, p.37/38).