Conforme o dicionário Aurélio, linguagem é o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão e de comunicação entre pessoas, isto é, é tudo quanto serve para expressar idéias, sentimentos ou modos de comportamento. É todo sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos e pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguir-se uma linguagem visual, auditiva, tátil ou outras mais complexas constituídas de elementos duversos, que podem ser definidos como:
_ Linguagem Afetiva, aquela que exprime sentimentos e emoções experimentada pelo indivíduo ou provocada no ânimo do outro.
_ Linguagem Articulada, aquela que serve de meio de comunicação entre os indivíduos e pode ser percebida pelos órgãos dos sentidos.
_ Linguagem Cognitiva, a que tem como finalidade a comunicação de informações.
_ Linguagem de máquina, é a linguagem de programação projetada pela interpretação e uso do computador sem processamento adicional ou tradução prévia. Utiliza-se de um sistema de codificação formados por combinações de dígitos binários.
_ Linguagem Denotativa, também é uma linguagem que tem como finalidade a comunicação de informações.
_ Linguagem de Informações, é a em que se expressa um conjunto de ações de forma aceitável pelo computador.
_ Linguagem de Programação de alto nível, torna fácil o aprendizado e o uso na definição de programas de computador.
_ Linguagem falada, também tem como finalidade a comunicação de informações.
_ Linguagem Figurada, maneira de falar ou escrever em que se utilizam figuras de retórica, isto é, eloquencia oratória, ou seja, os adornos pomposos de um discurso.
_ Linguagem Lúdica, uso especial de uma língua com fim recreativo. Ex: Língua do Pê.
_ Linguagem Referencial, tem como finalidade a comunicação de informações.
_ Linguagem Simbólica, exige procedimentos de tradução antes de serem executáveis. São códigos simbólicos e mnemônicos usados no lugar de códigos de máquinas.
_ Linguagem Fonte, formato original de um programa de computador escrito em linguagem simbólica.
_ Linguagem Objeto, formato final de um programa de computador após processamentos de tradução.
Destarte, podemos ressaltar que a linguagem desenvolve as competências comunicativas para as habilidades básicas da língua, o falar, o escutar, o escrever e o ler.
O ler e escrever é um processo cognitivo, é uma atividade social e cultural que vincula a cultura e o conhecimento.
Contudo, nós professores desempenhamos um papel fundamental como mediadores entrew o indivíduo e o conhecimento, auxiliando, orientando, facilitando, desafiando e intervindo na conquista das hipóteses e idéias que os alunos constróem e formalizam em cada etapa do percurso na linguagem, agindo como produtores ou receptores.
Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky a aquisição da leitura e da escrita não pode ser concebida como conquista de uma habilidade ou como acúmulo de informaçãoes transmitidas, mas como um processo cognitivo que resulta na conquista de um conhecimento.
"... por trás da mão que pega o lápis, dos olhos quew olham. dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa."( Emília Ferreiro )
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Luiza! Então que tal refletir sobre as dimensões do aprender a ler e a escrever; do desafio de ensinar a ler e a escrever; e do significado do aprender a ler e a escrever? Abraços querida! :D
Que bom que consegue percebem o quanto são amplas e variadas as questões que envolvem leitura, escrita e oralidade.
Postar um comentário