segunda-feira, 26 de maio de 2008

Geometria para pensar

Número Racional e a Representação Fracionária
O texto de David, Maria Manuela Soares – professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFMG e Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis – professora Assistente da Faculdade de Educação da UFMG, sobre o conceito de Número Racional e a Representação Fracionária expõe que os números racionais surgem nas diversas situações relacionadas à expressão de medidas e de índices comparativos e que no ponto de vista psicológico surge como oportunidade para promover o desenvolvimento intelectual. E que na perspectiva da matemática, serão estes os estudos com números racionais que fundamentarão o trabalho com as operações algébricas elementares no Ensino Fundamental. A fração como medida, o que é medir, grandezas, unidade de medida, as frações como medidas feitas com subunidades dos inteiros e exemplos de atividade desenvolvidas, a fração como quociente ou como divisão indicada, a fração como razão, comparação de grandezas de mesma natureza, e de naturezas diferentes, uma nota sobre Escala, a fração como operador, a idéia de proporcionalidade, operadores racionais e operadores inteiros, o ensino de fração e as várias idéias e a cardinalidade.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Luiza Amélia visitei o seu portfólio os registros são pertinentes. Sugiro a continuidade dos registros de suas produções e de aplicabilidade com seus alunos, seu portfólio de servir de fonte consulta para trabalhos futuros no decorrer do Curso.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS