Síntese do Fórum da Interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
Infelizmente não tenho ânimo para desenvolver alguma escrita sobre os debates realizados no Fórum, mas tentarei expressar algumas idéias citadas pelos colegas durante o desenvolvimento da atividade.
Foram debatidos e ressaltados diversos assuntos a serem trabalhados na disciplina de Estudos Sociais, como quanto ao trabalho realizado sobre “ A violência na Escola”, como é desenvolvido quanto à conscientização dos alunos em relação ao tema e a importância da construção da história de uma comunidade mais digna, relevando que os alunos são parte integrante, importantes e cidadãos com direitos e deveres na comunidade. Respeitando as diferenças e outros assuntos do contexto que segundo a colega Ivete Adelina devemos dar ênfase ao cotidiano em que vivemos e a sua realidade, a identidade social e profissional. Que há inúmeras formas de se pensar nos conteúdos da disciplina de Estudos Sociais, visando nosso momento social, onde encontramos uma enorme gama de informações, frente a assuntos televisivos e escritos, compreendendo as origens sociais e as histórias de vida da humanidade como um todo.
Segundo a colega Marinês de Medeiros também devemos resgatar a História de fatos importantes no meio social, o estudo sobre as comunidades (familiar, de bairro, escolar, municipal...), através de entrevistas e pesquisas. Os movimentos populares, as lideranças, a relação do passado com o presente, dando ao aluno a possibilidade de entender as relações de tempo e espaço. E segundo a colega Jane, cada aluno trás uma história e as histórias do grupo se interligam e formam as memórias culturais e sociais.
Na opinião da colega Eunice Dalla Vecchia Gasparin os alunos são capazes de perceber a dinâmica espaço-temporal, refletir, opinar, descobrir quem são, e quem são as pessoas que fazem ou fizeram parte da sua vida desde o nascimento. e relatar esses fatos aos colegas e perceber que, mais do que sua família, sua casa, sua escola, seu bairro, sua cidade, ele faz parte de algo maior, mais abrangente. Faz parte de um país, de um mundo, composto de diferentes paisagens e grupos humanos, cada qual com sua história e suas características.
A colega Ligia Regina dos Passos relatou que pensava que trabalhava a disciplina voltada para as datas cívicas, porém, através dos seus estudos e leituras que realizou percebeu que perceber que, mais do que sua família, sua casa, sua escola, seu bairro, sua cidade, ele faz parte de algo maior, mais abrangente. Faz parte de um país, de um mundo, composto de diferentes paisagens e grupos humanos, e que cada qual tem sua história e suas características.
Segundo o colega Paulo Assis Costa Medeiros, o aprendizado se processa a medida que o indivíduo se sente estimulado a construí-lo, pesquisa para tanto, discute, põe-se a refletir, volta a dialogar e à pesquisar.
O tutor Renato Avellar de Albuquerque, ressalta que mudar os discursos é fácil, mas mudar as práticas demora muito. E eu, Luiza Amélia Marcico Chiavaro penso que as mudanças poderiam acontecer mais rápido se de fato as pessoas se interassem e se interessassem em realizar as mudanças.
O colega Marcos Schilling Martins ressalta que infelizmente há pessoas que não entendem quase nada sobre educação e estão ocupando cargos importantes nas secretarias de educação de vários municípios, transformando ou (tentando transformar) cargo de professor em cabide de emprego. E faz um apelo para que tratemos a educação com a importância que ela merece.
A colega Andréia Bauer da Luz diz que cada um de nós é um ser individual e pensamos de forma tão diferente sobre tantos assuntos.
A colega Marta Cruz ressalta que temos que superar desafios e vencer com uma dose bem grande de carinho e diálogo, esporte, música, etc... Que dizer que gostamos de animais, de idosos, de crianças, é tão fácil, difícil é aceitá-los com suas dificuldades e ajudá-los no seu dia-a-dia. E acredito que com essa nova perceptiva no ensino de estudos sociais será possível conquistar uma melhora no comportamento e na convivência social com nossos alunos. Onde os mesmos possam valorizar a escola, o bem público que é de todos e para todos os que fazem parte da comunidade local, profissionais da educação, e que possamos juntos construir esse fio condutor para um novo rumo de novos conceitos e valores, . Isso propicia à criança compreender que a vida social não é um amontoado de acontecimentos isolados, mas um fio tecedor que não se rompe. Explorar projetos interdisciplinares que contemplem aprendizagens em que os alunos possam participar, tanto na elaboração quanto com experiências de vida abordando tópicos dentro de uma sucessão temporal e espacial .
sexta-feira, 20 de junho de 2008
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