Os estágios do desenvolvimento
Segundo os estudos de Glenn Domann, os quatro estágios do desenvolvimento podem ser equiparados as etapas escolares pelas quais passa um indivíduo, isto é, o 1º estágio denominado como “movimento sem mobilidade, o qual começa ao nascer, quando o bebê mexe os membros e o corpo mas não desloca o corpo de um lugar para outro, é como se fosse o Jardim da Infância ou a Pré-escola.
O 2º estágio denominado “rastejar”, o bebê aprende que mexendo os braços e as pernas, com o ventre colado ao chão pode mover-se de um ponto ao outro, é como se fosse o Ensino Fundamental.
O 3º estágio denominado “engatinhar”, quando a criança aprende a desafiar a gravidade erguendo-se sobre as mãos e joelhos e move-se com facilidade e habilidade, é como se fosse o Ensino Médio. E o 4º estágio denominado “andar”, quando a criança aprende a erguer-se nas pernas e anda, é como se fosse a Universidade.
Assim como os estágios do crescimento não devem ser pulados, não chegamos a Universidade sem antes concluirmos o Ensino Médio.
Glenn Doman ressalta que cada etapa é imprescindível ao subjacente. Que o rastejar e o engatinhar são estágios essenciais na programação do cérebro, pois são os estágios em que os hemisférios cerebrais aprendem a trabalhar em conjunto.
Funções do córtice humano
Glenn Domann em seu livro, “O que fazer pela criança de cérebro lesado”, diz que uma criança que aprende a andar antes de ter engatinhado apresentará alguma anormalidade como: “coordenação deficiente, incapacidade para tornar-se inteiramente destro ou canhoto, impossibilidade de desenvolver dominância hemisférica normal em relação à fala, inaptidão para ler e soletrar”. Enfim, apresentará algum problema neurológico.
Ressalta também que uma das coisas que o homem faz e nenhuma outra criatura pode fazer é a função de permanecer ereto. Outra função é a oposição, isto é, é a habilidade que tem o homem de juntar o polegar e o indicador a fim de apanhar pequenos objetos.
Glenn Domann afirma que a função mais importante e exclusiva do ser humano é a fala, a qual é a terceira função do córtice humano. Que a quarta função é a capacidade de entender a fala. E que a última função é a capacidade de ver a palavra impressa ou escrita e interpretá-la como linguagem. Diz que estas funções são do córtice, e o córtice lesado subentende a perda de uma ou de todas essas funções.
Estágios cerebrais
Glenn Domman diz que existem quatro estágios cerebrais.
O primeiro estágio é o que fica imediatamente acima da medula espinhal e se denomina bulbo raquiano. É responsável pela faculdade de mover o tronco, braços e pernas.
O segundo estágio, é a ponte de Varólio, que é responsável pelo comando do tronco e pela movimentação dos membros que permite ao corpo locomover-se rastejando com o ventre no chão.
O terceiro estágio, o mesencéfalo, ao qual cabe a responsabilidade de erguer a criança sobre as mãos e os joelhos, isto é, é responsável pelo engatinhar.
O quarto estágio é o topo do cérebro, é o responsável, entre outras coisas, pela faculdade de andar ereto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário