Entendendo melhor os Transtornos Globais
Diagnose neurológica funcional é o método que determina o nível da lesão cerebral, o qual determina indagando o que a criança não pode executar.
A maneira como os seres humanos recebem informações chamamos de recepção e expressão, porém os termos médicos adotados são Sensório e Motório. E onde se processam é designado por SENSÓRIO.
A parte posterior ou dorsal do cérebro e da medula espinhal é responsável pelo processamento de toda informação recebida. São as áreas sensoriais ou receptivas do sistema nervoso central.
A parte anterior ou ventral do cérebro e da medula espinhal é responsável por todas as respostas emitidas. São as áreas motrizes ou expressivas.
Algumas males como “Tabes dorsalis e a Poliomielite” afetam o sistema nervoso central. Tabes dorsalis é um mal que afeta a parte posterior do sistema nervoso central. E em consequencia perde-se a “sensação” apesar de se manter intacta toda a capacidade motriz da parte anterior do sistema nervoso central. Embora os músculos e os seus elemento motores estarem perfeitos, ao andar o tabético cambaleia como um ébrio e afinal deixa de andar.
Poliomielite afeta a frente da medula espinhal. É uma doença que ataca o sistema motor e não perturba a sensação ou recepção.
Portanto, para executar uma função o homem necessita ser capaz de ordenar a seus músculos que executem determinados atos. Necessita possuir informação prévia na qual se baseiam os movimentos que pretende executar.
As faculdades sensoriais ou receptivas por onde o ser humano obtém informações são:
VISÃO;
TATO;
AUDIÇÃO;
OLFATO;
PALADAR.
Há outros sentidos como o do equilíbrio e o da oposição, porém podem ser incluídos em uma das categorias acima citadas.
O sentido receptivo mais usado é a visão.
O ser humano só goza de absoluta integridade se os seus fatores receptivos estiverem intactos.
É importante que lembremos que existem vias sensoriais (receptivas) que levam informações ao cérebro, e vias motrizes (expressivas) por onde o cérebro reage.
Segundo Temple Fay todas as vias sensoriais receptivas são de mão única no sentido do cérebro e não transmitem mensagem expressiva, enquanto que as vias motrizes, expressivas são incapazes de transmitir mensagem ao cérebro.
É através do tato, da visão e da audição que o ser humano adquire a maior parte de informações operacionais.
O matemático, Norbert Wiener, Afirma que o cérebro humano opera como um circuito cibernético. E por operar normalmente depende da integridade das vias motrizes ou das sensoriais.
Ressalta que este circuito principia na ambiência, percorre as vias sensoriais até o cérebro, e as vias motrizes de volta do cérebro à ambiência. E que sem elementos de aferição sensoriais ou receptivas o cérebro humano falhará até mesmo em operações simples.
Portanto, o tratamento da criança ou ser humano com lesão cerebral, deve nortear-se localizando a brecha no circuíto e fechá-lo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário