quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Educação um Direito Humano

Há alguns dias li uma frase que diz assim: ”Educação também é Direito Humano”.
Já havia visto frases como “Educação é direito de todos. Educação é um direito adquirido”, porém, estas não me inspiraram para tecer reflexões ou estudos quanto a Educação ou quanto aos direitos humanos. Não sei quem escreveu a frase citada, porém, ela me incitou a refletir sobre o que tratam os Direitos Humanos e ao o que é Educação. Então, procurei fazer leituras para me apropriar de saberes quanto ao assunto em questão.
Realizei leituras e assisti vídeos referentes a construção das instâncias da gestão democrática, seus princípios e bases. A elaboração do Projeto político-pedagógico, seus conceitos e significados para a estruturação da gestão. A participação da comunidade. A função do gestor, a contextualização desta função em suas diversas atribuições as quais são: administrativa, pedagógica, comunitárias e outras. As reformas educacionais. A autonomia escolar. Os recursos financeiros e sua gestão. As políticas públicas que norteiam a gestão democrática. Os diversos tipos de colegiado que contribuem para tal gestão. A teoria e prática da Gestão Democrática. A organização do Sistema de Ensino. A formação continuada dos docentes. Os desafios impostos aos professores. O saber e sabor do trabalho docente, a prática pedagógica, a desigualdade educacional, a cidadania, a diversidade, o contexto sócio-cultural e tantos outros assuntos.
E após tais estudos e reflexões realizados percebi que a educação é a conquista permanente da dignidade, o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do ser humano. Ela define caminhos a serem percorridos criando espaços de construção do conhecimento, implicando a cidadania e o exercício consciente desta.
A educação é a conseqüência de um comprometimento e um envolvimento na unidade escolar. É o primeiro direito social. É um bem social e público. É uma herança cultural que leva o indivíduo a se apoderar de padrões cognitivos e formativos para participar e colaborar na transformação da sociedade em que está inserido. Portanto, a educação é fundamental para que o indivíduo realize a vocação de produzir conhecimento diferenciando-o dos demais seres vivos. Tornando assim a educação como um direito humano, pois somente os humanos são capazes de transforma a natureza, num processo que inicia no nascimento e termina com a morte do vivente.

Nenhum comentário: