sexta-feira, 19 de junho de 2009

Aprendizagem e os sentidos

O aprendizado requer a fixação diária de estímulos externos visuais, auditivos, táteis e de estímulos internos, ou seja, pensamentos e reações emocionais.
As anotações abaixo são coletas de leituras que fiz em revistas, livros gerais que tratam sobre os sentidos e em especial do livro de Glenn Domann, "O que fazer pela criança de cérebro lesado".
Nossos sentidos são as portas de comunicação com o mundo no resgate de prazeres.
A visão nos permite perceber o que está ao nosso redor.
Os estímulos visuais minimizam as toxinas criadas em nosso corpo.
É através dos olhos que regulamos o ciclo circadiano, o relógio biológico. Aclaridade ou a escuridão indicam o tempo de despertar ou relaxar.
Também é através dos olhos que a mente é estimulada ou energizada, pois a "cor" é a vibração da luz absorvida pela visão. Ao colorir devemos observar os tons usados, pois os tons errados desequilibram a atividade mental. Enquanto que os tons usados de modo correto harmonizam e aumentam a criatividade.
Os tons "dégradés" e os tons pastéis acalmam.
O lilás e o azul eliminam a irritabilidade e a impaciência.
O vermelho, o laranja, o amarelo e o ouro tiram o ser humano da letargia, isto é, tiram o ser da apatia, do desinteresse.
A polução visual é uma fonte de estresse.
Para aprender a ver o ser humano passa por quatro estágios.
O primeiro estágio ocorre nos dias posteriores ao nascimento. A criança reage reflexamente à luz e à escuridão, o que é chamado de reflexo fotomotor. Quando a luz incide sobre o olho, a pupila, se contrai. Quando a luz é desviada, a pupila se dilata.
O segundo estágio começa quando o bebê adquire a percepção de contorno e distingue os degraus de intensdidade luminosa.
O terceiro estágio começa quando o bebê observa pormenores e avalia as diferenças de um objeto.
O quarto estágio inicia mais ou menos na idade de um ano e só se completa até cerca dos oito anos.
Nesse período ocorrem muitas coisas, uma delas é a percepção de profundidade atribuindo idéia ou imagem as formas.
Quanto a capacidade visual esta ocorre em sete estágios.
O primeiro estágio é o estágio neurológico em que ocorre o reflexo fotomotor, o funcional.
O segundo estágio é quando se desenvolve a percepção de contorno (visão de nevoeiro).
No terceiro estágio se desenvolve a aprteciação de pormenores dentro de uma configuração.
No quarto estágio ocorre a convergência visual, com insipiente percepção de profundidade.
No quinto estágio se desenvolve a diferenciação de símbolois visuais simples, semelhantes mas desiguais.
No sexto estágio ocorre a identificação de símbolos visuais e letras de acordo com a experiência.
No sétimo estágio se desenvolve a leitura de palavras, utilizando um olho predominanre em conformidade com a dominância hemisférica.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Oi Luiza! Muito importantes e interessantes as informações que reunistes aqui! Te pergunto: que sentido fizeram estas aprendizagens para ti, para tua trajetória? Bjs, Maura

mauranunes.com disse...

Luiza, uma dica: faça o teu perfil no blog, identificando teu nome, interesses, etc, a fim de que a 'autoria' dos escritos e reflexões teu portfólio fique identificada! Bjs, Maura - tutora do SI