domingo, 23 de maio de 2010

As deficiências ou ao o que é ser deficiente

Em busca de respostas para as dificuldades apresentadas por alguns alunos na escola, encontrei na internet, no site http://www.cdof.com.br/deficientes.htm, uns dizeres de Mario Quintana os quais achei muito interessante e me instigaram a refletir quanto ao o que quer dizer a expressão “deficiências”. São eles:
DEFICIÊNCIAS - Mario Quintana (escritor gaúcho 30/07/1906 -05/05/1994)
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
"A amizade é um amor que nunca morre. " Mário Quintana
E assim, constatei que somente um dos meus alunos é deficiente, no caso, o Antônio, pois ele não tem consciência de sua conduta.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Luiza, que bela busca... E assim você vai conseguindo ajudar os seus alunos, buscando, pesquisando, tentando conhecer um pouco mais cada particularidade.

Bjs