segunda-feira, 26 de maio de 2008

Estudos

Materiais manipulativos
no ensino de matemática a crianças de 7 a 14 anos –
Período das operações concretas
O texto da Professora Léa da Cruz Fagundes, “Materiais manipulativos no ensino de matemática a crianças de 7 a 14 anos – Período das operações concretas”, relata que é de consenso geral que o homem comum necessita bem pouca matemática da vida diária. Que Administradores e especialistas ocupam-se da replanificação do ensino, propondo e instituindo reformas.
Apresenta um alerta de Jean Piaget para os problemas. E a diferença entre matemática clássica e a matemática de hoje, segundo Gustave Choquet. Expõe uma explicação quanto ao o que é matemática moderna segundo Castelnuovo(1973). Apresenta afirmações de Dienes(1970) quanto a matemática, e como deve ser vista. E o que devemos entender por aprendizado de matemática, o que ela possibilita, que objetivos pretendemos alcançar ensinando matemática. Respostas de Jean Diedonné(1955). A essência do método, os tópicos ensinados.
O texto apresenta também os fatores que estão intervindo na assimilação das noções mais importantes. Apresenta comentários de Pellerey(1976) quanto aos traumas progressivos que encontramos nas séries iniciais. Constatações de Moojen Kiguel(1976) quanto as dificuldades de aprendizagem da matemática.
Apresenta a fala de Montessori (OREM, 1975) quanto ao espírito matemático da criança, onde ressalta que a criança organiza, ordena seu quadro de vida, e edifica nele, a partir de suas experiências.
O texto também apresenta relatos referentes a utilização de materiais manipulativos no ensino., que estes devem ser organizados de maneira que propiciem aos alunos experiências físicas, situações de experiências lógico-matemáticas,para que possam realizar abstrações empíricas e reflexivas. Expõe um esquema para a utilização de material manipulativo nas aulas de matemática proposto por Gaba(1975), o qual deve seguir os seguintes passos: Manipulação de objetos concretos, Ações realizadas com objetos, Obtenção de relações, Interiorização dessas relações, Aquisição e formulação do conceito, Integração do conceito a conceitos anteriores(estruturação) e aplicação ou reconhecimento da estrutura em novas situações. E apresenta um modelo de etapas para a construção do modelo matemático proposto por Dienes (1974)

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