quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Audição

O ser humano é dotado de funções sensoriais distintas e através delas relaciona-se com o mundo e desenvolve suas aprendizagens.
Ouvir é uma dessas funções.
A área de capacidade auditiva do homem inicia quando ele nasce, com o reflexo do estremecimento.
A criança aprende a ouvir e entende do que ouve em um processo que é desenvolvido em quatro estágios.
O 1º estágio apresenta-se imediatamente ao nascimento. O que capta pelos ouvidos é puramente reflexo, pois frente a um ruído forte, ela estremece. Ao o que chamamos de "reflexo do estremecimento", pois é uma mera atividade reflexa.
O 2º estágio acontece quando um ruído forte e repentino pode ser interpretado como ameaça à sua vida.
O 3º estágio acontece quando a criança compreende o sognificado dos sons. As palavras não tem sentido, mas o tom da voz materna é altamente significativo. É o estágio do som significativo.
O 4º estágio ocorre entre um ano e dezoito meses de idade. A criança compreende o sentido do som, como também o significado dos vocábulos.
Porém, a privação da audição implica a necessidade de aguçar outras modalidades para aquisição do conhecimento buscando informações e estabelecendo relações interpessoais.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Luiza, você poderia ilustrar com algum caso concreto sua postagem? Abraços

Portfólio de Aprendizagens - EIXO V disse...

Claro!, Pois foi observando o desenvolvimento dos meus cinco filhos e dos meus cinco netos que pude constatar e relacionar ao que li em livros sobre o desenvolvimento das crianças e aprendi também com os relatos de minha mãe quanto ao crescimento dos meus irmãos e meu.
E posso te afirmar que cada um dos meus filhos ou netos teve o seu tempo. Uns se expressaram precocemente outros foram mais preguiçosos.
Luiza