quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A criança surda não se diferencia da "normal", apenas pela ausência da audição e da fala.
O surdo ao ao excluir-se da comunicação verbal devido a sua carência auditiva, indica objetos ou ações com gestos. E aprende a ler nas entrelinhas, isto é, detecta e esclarece a sua comunicação, pois os gestos ou movimentos que realiza são fontes de informação. Capta o estado emocional dos outros com muita facilidade. E desenvolve em si novas formas de atenção de memória e de imaginação para que os produtos da intercomunicação com o meio e a aquisição de conhecimentos sirvam para aperfeiçoar o seu processo de desenvolvimento.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Vejo que esse assunto interessa muito a você. Então me diga se tem ou já teve alguma experiência com alunos surdos, oque foi mais marcante? Relate sua aprendizagem... Abraços querida!

Portfólio de Aprendizagens - EIXO V disse...

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de experienciar tal assunto. A experiencia que tive foi com um aluno fanho(grave), pouco se entendia o que falava. Porém, quanto ao assunto em relação a Libras, fiz um curso sobre Inclusão o qual tratou muito sobre as necessidades especiais e ressaltava um breve estudo sobre Libras.
Um abraço, Luiza