quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aprendizagens

As interdisciplinas desenvolvidas nos eixos um, dois e três no transcorrer do curso aclararam os meus conceitos e contribuíram para que eu entendesse melhor as contribuições no desenvolvimento de determinadas atividades.
As atividades incitaram-me a revitalizar alguns conceitos em relação a metodologias dinâmicas e criativas, a busca de subsídios, liames, socialização, marcas indeléveis que caracterizam a criança e a eqüidade de direitos. Também incitaram-me a tecer reflexões sobre o meu trabalho docente e daqueles que me rodeiam, sobre a hegemonia da classe trabalhadora e sobre as desigualdades educativas garantindo a amplitude de uma gama de saberes essenciais para uma equânime qualidade de vida, perquirindo alternativas nas mais auspiciosas inovações. Algumas vezes, tive a impressão de que não interessa o que penso ou o que entendi, mas sim o que os autores pretenderam expressar e que isto deve ser aceito e seguido por mim, pois eles é que são os corretos.
Percebi que o texto que trata sobre as idéias de Durkheim quanto à educação e a sociedade, trabahados no eixo I, na disciplina Escola, cultura e sociedade – abordagem sociocultural e antropológica podem nos auxiliar a compreender a sociedade e a educação, pois nos fazem refletir quanto as influências que sofremos e as ações que as gerações exercem sobre o indivíduo em desenvolvimento.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Luiza Amélia!

Eu penso que as idéias dos atores quanto à educação, servem para nos iluminar, no entanto que vai abrir caminhos e adaptar a realidade somos nós.

O que você acha?

Obrigada por sua postagem!

Um carinhoso abraço,

Geny

Geny disse...

Em tempo, Autores