segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pensando as aprendizagens

Ao refletir quanto às aprendizagens por mim vivenciadas durante o Eixo I, quero ressaltar que a interdisciplina ECS – Escola Cultura e Sociedade, no texto: “A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciada”, de Durkheim, Émile; contribuui para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. O texto referido me instigou a tecer reflexões quanto à educação como processo de socialização e como se formaram e se desenvolveram os sistemas de educação. E aguçou o meu senso de observação em relação ao desenvolvimento dos alunos, principalmente daquele que apresenta necessidades educativas especiais. A interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação e informação contribuiu com as informações referentes à aplicabilidade das diversas ferramentas tecnológicas na educação para a elaboração e construção deste trabalho. Também, a interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo me auxiliou na trajetória de novos conhecimentos para transpor os desafios ocasionados pela inovação na educação, ou seja, a “Inclusão” de alunos em condição de necessidades educativas especiais na escola regular, que no trabalho foi referendada, especificamente a inclusão do deficiente mental em uma classe de alfabetização.

Um comentário:

Geny disse...

Olá Luiza Amélia!

Trabalhar as dificuldades com alunos especiais o Educador deve ter preparo para que os objetivos sejam alcançados nas categorias psicomotora, afetiva e cognitiva.

Desejo sucesso pessoal e profissional vou sentir saudades dessas interações!

Um grande abraço,

Geny